VENÇA COM AS PESSOAS CERTAS. O QUE EVITAR NA HORA DE ORGANIZAR O TIME DA EMPRESA

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Imagine montar um time de futebol com apenas atacantes considerados craques? Ou somente goleiros? Será que um grupo assim teria sucesso? Sem sombra de dúvida, seria o fracasso total. É por isso que muitas empresas não conseguem ir em frente mesmo com um time de “peso” em seu quadro de funcionários.
O segredo está em empregar as pessoas certas nos lugares certos, explica o consultor Elmano Nigri, presidente da Arquitetura Humana, empresa especializada em planejamento estratégico humano. Segundo ele, a falta de alinhamento aliada às falhas na comunicação e fraco desempenho do trabalho em equipe, são hoje os fatores cruciais que emperram o sucesso das micro, pequenas e médias empresas.
Elmano ressalta a importância de se ter o capital humano como prioridade numa empresa. De acordo com o especialista, o desafio não é apenas selecionar funcionários pelo seu currículo ou experiência no cargo. Seria justamente mapear o perfil de comportamento dessas pessoas, aliado ao conhecimento que elas têm de vida.

“A competência se avalia com a junção desses dois itens: comportamento + conhecimento. Só que o primeiro nasce com a pessoa – cada um tem suas características próprias. Já o conhecimento pode ser adquirido. Por isso, muitas vezes a experiência não garante que aquele funcionário vai ser a peça-chave na função escolhida”, explica Nigri.

Outra forma de contratação não recomendada por Elmano Nigri seria escolher um funcionário que entende de tudo um pouco. Ele indica conhecer o DNA da empresa, desenhando o perfil que é necessário para cada posição e, com base em sua estratégia, comparar o perfil do cargo com o das pessoas que podem ocupá-lo.
“Somente dessa forma é possível ter um grupo equilibrado e potencializar os resultados, conhecendo os talentos de cada um”, destaca o especialista.
“Pessoas certas na função certa é o primeiro passo para o alcance da produtividade”, garante Elmano, que comanda um empreendimento que tem como missão agregar competitividade às empresas, clientes e suas marcas, mediante os serviços de consultoria e assessoria na gestão estratégica de seu capital humano.
Dicas do especialista:
1- ‘Time de peso’ não garante sucesso;
2- Tenha pessoas certas na função certa;
3- Competência = comportamento + conhecimento;
4- Fuja de quem entende de tudo um pouco;
5- Conheça o DNA da empresa.
Fonte: Sebrae

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