Índice
Saiba mais sobre quais são as 6 fases de uma licitação e entenda o que é necessário para concluir todas e conquistar seus objetivos!
Não é nada fácil alcançar um sonho, ainda mais quando ele depende de muito mais do que talento, mas de passar por uma grande competição.
Contudo, nem sempre é possível ganhar, mesmo com todo o talento e com toda a qualidade necessária para a solicitação.
Não entendeu?
É fácil: entre você e o seu sucesso existe um grande processo que pode colocar tudo o que você sempre quis a perder por conta de qualquer simples erro.
Sendo assim, se quiser ganhar um processo licitatório, é preciso saber mais do que nunca para conseguir superar os seus concorrentes, tanto no serviço ou produto oferecido quanto nas exigências burocráticas da administradora.
Por isso, descubra quais são as 6 fases de uma licitação e passe por essa competição ileso – e com um grande contrato em mãos!
E então, vamos lá? Boa leitura!
Quais são as 6 fases de uma licitação?
Se quiser vencer o processo que está prestes a entrar, precisa saber quais são as seis fases de uma licitação! Confira todas elas a seguir:
1. Preparação
Nesta primeira fase, você, empreendedor, não agirá ativamente, pois aqui é o momento em que a administração – aquela que está requerendo os serviços ou produtos – estrutura a necessidade e os requisitos do processo.
2. Abertura
Agora chegou a sua vez!
Nesta fase, o processo licitatório torna-se público e é exposto o edital, cujas normas a serem seguidas são explanadas.
Contudo, caso a modalidade da licitação seja a convite, o edital é substituído por uma solicitação em forma de carta.
Quer saber mais sobre as modalidades de licitação existentes? Fizemos um artigo muito bom falando sobre isso há um tempo, clica aqui e confira!
3. Habilitação
Como o nome já sugere, a habilitação é a fase na qual a administração averigua os documentos dos participantes, possuindo caráter eliminatório para que, no final do processo, o vencedor seja, de fato, habilitado para prestar o serviço ou fornecer o produto.
4. Julgamento
Em seguida, é feito o julgamento e classificação das propostas recebidas.
Sendo assim, todos os serviços ou produtos são julgados – levando em conta os critérios expostos no edital – para averiguar se são compatíveis com a necessidade a ser sanada e, após isso, classificadas por ordem de maior vantagem para o requerente.
5. Homologação
Depois do julgamento, há outra vistoria para confirmar que o finalista está de acordo com as exigências do edital, principalmente, no âmbito legal.
Portanto, é aqui que é declarado a aprovação da licitação.
6. Adjudicação
Na última das seis fases de uma licitação, o contrato é estabelecido e a comercialização se inicia!
Saiba quem ter ao seu lado para dar muito mais do que apenas esses 6 passos!
Para passar por todas as fases de uma licitação, é preciso de muito mais que sorte, mas qualidade de serviços e determinação – que você tem de sobra.
Mas, para garantir que você terá sucesso em tudo o que fizer em uma licitação, é necessário ter o apoio de profissionais contábeis que entendem como os processos funcionam e sejam capazes de te levar rumo ao sucesso!
Então, nós, da Roca, oferecemos os serviços contábeis que você precisa para concluir uma licitação e sair vitorioso com um grande contrato em mãos!
Visto isso, se quiser mudar o seu futuro e o da sua empresa para melhor, aproveitando todas as possibilidades que estão na sua frente, tenha o auxílio de uma contabilidade que estará ao seu lado para fazer disso sua realidade!
Entre em contato com a gente e siga os passos para atingir o sucesso em qualquer processo licitatório!