Atualizado em março de 2023.
Índice
CNPJ ou MEI: veja qual a opção ideal para a sua empresa
A escolha ideal do CNPJ faz total diferença para o futuro da sua empresa
Ao criar uma empresa, surge a dúvida: CNPJ ou MEI? Essas duas opções possuem características jurídicas, econômicas e até mesmo fiscais diferentes.
Entender quais são as melhores opções para cada caso específico é necessário para empreender de forma lucrativa, legal e segura.
Neste artigo, vamos descobrir o que é o CNPJ e o MEI, explorando os benefícios e custos que cada um traz, bem como a legislação que os regem.
Com a análise detalhada desses dois tipos, você poderá escolher de forma consciente a melhor opção para a sua empresa ou negócio. Vamos lá?
Você também pode se interessar por estas postagens:
CNPJ ou MEI: por que você precisa escolher entre os dois?
Se você está abrindo uma empresa, com certeza, já se perguntou por que é tão importante escolher entre CNPJ e MEI como modalidade de atuação.
É verdade que existem muitas diferenças entre esses tipos de atividades e elas precisam ser consideradas para que o provedor escolha o modelo mais adequado.
O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) é o sistema brasileiro de identificação de empresas no qual todas as empresas devem se registrar para operar legalmente.
Ele garante que o negócio do prestador de serviço, seja ele uma pequena empresa ou um microempreendedor individual (MEI), esteja devidamente legalizado e devidamente tributado.
Já o MEI (Microempreendedor Individual) é uma modalidade para empreendedores autônomos, sendo integrante do Simples Nacional.
Esse modelo permite ao prestador de serviços usufruir de alguns direitos previstos em lei, como a possibilidade de contratar um empregado e ter acesso a benefícios previdenciários.
De modo geral, a principal vantagem de escolher entre CNPJ e MEI é a possibilidade de investir o dinheiro de forma correta e segura, gerar impostos, contribuir com a previdência social e usufruir dos direitos previstos em lei.
A escolha entre CNPJ e MEI, portanto, afeta diretamente a geração de resultados para o seu negócio e o cumprimento legal de suas obrigações fiscais.
Abra sua empresa da melhor forma!
O CNPJ e o MEI possuem características diferentes e oferecem benefícios exclusivos a cada um.
Ao comparar os pontos positivos e negativos de cada tipo, fica evidente que o CNPJ é a melhor opção para empresas e negócios maiores, enquanto o MEI é ideal para microempreendedores individuais.
No entanto, a escolha final de qual opção é a melhor para cada empreendedor deve ser avaliada de forma cuidadosa, considerando o tipo de empresa, o mercado, os ganhos previstos e o capital necessário para operar.
Afinal, para abrir um MEI, é necessário respeitar o limite de faturamento de R$ 81 mil por ano, bem como as atividades permitidas.
Sendo assim, se você deseja abrir sua empresa de forma correta e segura, aproveitando os melhores benefícios e evitando burocracias, entre em contato com a Roca Contábil.
Somos especializados em abertura e legalização de empresas. Logo, vamos analisar as melhores opções para o seu negócio e garantir uma legalização rápida, segura e descomplicada.
Entre em contato conosco e garanta o auxílio dos nossos especialistas!
Atualizado em março de 2023.
Abra sua empresa com apoio da Roca!