Balancete Mensal Como Fazer O Do Meu Supermercado - Contabilidade No Morumbi - SP | Roca Contábil

Balancete mensal – Entenda como fazer o de seu supermercado!

Saiba mais sobre o que é o balancete mensal e como fazer o de seu supermercado de forma eficiente! 

O seu supermercado não surgiu e ganhou as dimensões que possui hoje por acaso, ou em decorrência de mera coincidência do destino: ele foi mais do que fruto da sua persistente luta contra as adversidades, mas consequência das diferentes estratégias para alcançar o sucesso.

Sendo assim, a busca pela conquista de novas maneiras de vencer obstáculos e provar do “bom da vida” parece não ter fim, porém, é exatamente essa a intenção quando se está disposto a melhorar: se superar constantemente, sem previsões para que esse processo tenha fim.

Então, pensando em como dar um passo importante para a sua jornada como  empreendedor, a maior ferramenta que se pode ter é uma ótima gestão como aliada e, para te ajudar a se enquadrar como um bom gestor, vamos falar sobre o balancete mensal e como esse documento pode ser de grande ajuda para suas análises futuras.

E então, vamos lá? Boa leitura!

Confira Nossos Serviços - Contabilidade no Morumbi - SP | Roca Contábil

O que é um balancete mensal?

Para conseguir o êxito em suas atividades como gestor, não basta simplesmente tomar atitudes que não façam sentido ou não sejam embasadas, pois o que o caracteriza é a capacidade de gerir com eficiência, levando em conta as características da própria empresa como norte para guiar seus passos.

Mas como conseguir essas informações? Bom, ninguém disse que a vida de um líder é fácil, afinal, é necessário ter uma visão ampla sobre os negócio tanto em seu presente, passado ou futuro, pois as decisões que você tomar agora vão dizer respeito não apenas ao momento atual, mas dirá como será o seu amanhã e como isso modificará o seu ontem.

Então, uma das maneiras de fazer com que o caminho siga a jornada que foi idealizada em sua mente desde o início, é encarando a papelada. Sim, apesar de uma tarefa que muitos não estão acostumados, é a maneira mais assertiva de chegar ao sucesso sem que nenhum revés venha abatê-lo em um segundo momento.

Sendo assim, entre os vários documentos disponíveis para uma análise do seu empreendimento, um que se destaca é o balancete mensal, afinal, é um documento imprescindível para poder fazer uma avaliação sobre a situação do seu supermercado em um mês determinado.

Portanto, o balancete mensal corresponde ao demonstrativo, ou seja, são demonstrações que possuem a finalidade de originar os valores que serão usados no balanço patrimonial e na DRE (Demonstração de Resultado do Exercício), assim como números sobre transações financeiras de débito ou crédito.

Um ponto muito importante a ser ressaltado é que o nível de riqueza de detalhes depende do propósito que se tem como principal, afinal, não adianta colocar muitas informações com exagero de descrição e não possuir necessidade real para isso, inclusive, apenas serve para atrapalhar uma visualização mais simples e intuitiva.

Entenda como fazer o balancete mensal do seu supermercado com eficiência!

Agora que você sabe a importância de um balancete mensal para o seu supermercado, é a hora de colocar a mão na massa e realizar o seu, mas não se preocupe, não te deixaremos sozinhos nessa tarefa! Vamos explicar os principais pontos que esse documento deve abarcar e, dessa forma, você saberá como realizar o seu. 

Ressaltamos que a riqueza de conteúdos deve ser conforme sua demanda, e o exagero de informações não é recomendável, além de analisar se o tempo disponível para realizar esse documento é suficiente para você – ou para o seu contador, se dispuser – fazer a apuração dos dados, pois lembre-se: o balancete mensal não precisa ser complexo para ter eficácia!

Primeiro, considere os fatores principais que precisam ser contemplados para que uma avaliação satisfatória seja possível, porque são eles que entrarão no documento. Você pode incluir suas receitas, despesas e o resultado total, assim, já é possível fazer uma análise com qualidade.

Logo em seguida, coloque esses aspectos em uma planilha e preencha-a com os totais do mês em questão (você pode fazer com um outro arco de tempo, isso depende de qual modelo fica melhor para a sua gestão). Uma vez que todos os elementos apurados estejam em seus lugares, é possível gerenciar o seu supermercado com maior exatidão.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e nos diga sua opinião! E se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco!

Summary
Balancete mensal - Como fazer o do meu supermercado?
Article Name
Balancete mensal - Como fazer o do meu supermercado?
Description
Leia nosso artigo e assim, saiba mais sobre o que é o balancete mensal e como fazer o de seu supermercado de forma eficiente!
Author
Publisher Name
Roca
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Saiba mais sobre como fazer uma contratação de funcionários eficiente…