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Como a classificação fiscal pode aumentar os lucros do seu supermercado?
Conheça a classificação fiscal e saiba como utilizar essa estratégia para otimizar a lucratividade em seu negócio.
Com uma tributação desfavorável para os empresários no Brasil, a classificação fiscal é um tema que surge com muita importância, principalmente para donos e gestores de supermercados.
Se você ainda não conhece o tema e a sua importância, é necessário estar atento!
Primeiramente, pagar impostos é uma necessidade e uma obrigação. Mas, no Brasil, muitas vezes, essa obrigação se torna uma grande dor de cabeça e sinônimo de prejuízos.
Na realidade, é fundamental que os donos de supermercados adotem estratégias eficientes para otimizar seus processos fiscais e maximizar os lucros.
Por isso, neste artigo, vamos te mostrar como utilizar a classificação fiscal para aumentar sua lucratividade.
Descubra agora!
O que é a classificação fiscal?
Cada produto recebe uma identificação numérica conhecida como classificação fiscal.
Mas antes de entendê-la a fundo, é necessário se atentar a dois fatores extras. Os números da classificação são definidos tanto pelo Mercosul quanto pelo Sistema Harmonizado (SH).
O que é o Mercosul?
O Mercosul é o Mercado Comum do Sul, uma iniciativa de integração regional composta por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Recentemente, a Venezuela e a Bolívia também passaram a integrar o bloco.
Seu principal objetivo é criar um espaço unificado que promova o comércio e o investimento, integrando as economias de seus países membros ao mercado global.
O que é o Sistema Harmonizado?
A Organização Mundial de Aduanas (OMA) criou uma nomenclatura internacional de produtos que o Brasil adota para classificar as mercadorias na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).
Voltando a falar da classificação fiscal, esse código, que segue um formato padronizado no Brasil e em outros países do Mercosul, simplifica a estrutura fiscal e permite uma tributação precisa para cada categoria de produto.
Sim, os produtos são definidos em categorias distintas para fins de tributação, por isso, alguns produtos devem pagar mais, e outros menos em impostos.
Portanto, entender a classificação fiscal de um produto é fundamental para melhorar o planejamento tributário e otimizar a gestão tributária e econômica.
Para determinar a classificação fiscal, é necessário identificar o código NCM, que consiste em oito dígitos.
Veja AQUI o código NCM de cada produto!
Como a classificação pode aumentar a lucratividade em supermercados?
Primeiramente, você pode estar pagando impostos a mais em produtos com a classificação fiscal incorreta.
Por isso, a classificação fiscal desempenha um papel fundamental para garantir o bom funcionamento do sistema tributário de seu supermercado e otimizar seus lucros.
Para determinar a classificação fiscal de um produto, é fundamental identificar o código NCM específico atribuído a ele (veja no link acima!).
Em seguida, é necessário identificar todos os produtos vendidos pelo seu supermercado e verificar os códigos NCM atribuídos.
Com o NCM correto identificado para cada produto, ele precisa ser registrado no sistema de gestão do supermercado.
Esse registro permite a geração precisa de documentos fiscais, auxiliando a empresa a ter uma gestão pontual, e evitar erros que possam causar prejuízos.
Além disso, ele facilita o atendimento às autoridades fiscais, reduzindo, em última análise, os custos fiscais.
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A classificação fiscal oferece uma maneira de minimizar as despesas e evitar possíveis penalidades fiscais.
No entanto, conseguir isso pode ser um desafio.
É aí que entra a experiência da Roca Contabilidade.
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