Classificação fiscal para aumentar lucros em supermercados

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Como a classificação fiscal pode aumentar os lucros do seu supermercado?

Conheça a classificação fiscal e saiba como utilizar essa estratégia para otimizar a lucratividade em seu negócio.

Com uma tributação desfavorável para os empresários no Brasil, a classificação fiscal é um tema que surge com muita importância, principalmente para donos e gestores de supermercados.

Se você ainda não conhece o tema e a sua importância, é necessário estar atento!

Primeiramente, pagar impostos é uma necessidade e uma obrigação. Mas, no Brasil, muitas vezes, essa obrigação se torna uma grande dor de cabeça e sinônimo de prejuízos.

Na realidade, é fundamental que os donos de supermercados adotem estratégias eficientes para otimizar seus processos fiscais e maximizar os lucros.

Por isso, neste artigo, vamos te mostrar como utilizar a classificação fiscal para aumentar sua lucratividade.

Descubra agora!

O que é a classificação fiscal?

Cada produto recebe uma identificação numérica conhecida como classificação fiscal.

Mas antes de entendê-la a fundo, é necessário se atentar a dois fatores extras. Os números da classificação são definidos tanto pelo Mercosul quanto pelo Sistema Harmonizado (SH).

O que é o Mercosul? 

O Mercosul é o Mercado Comum do Sul, uma iniciativa de integração regional composta por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Recentemente, a Venezuela e a Bolívia também passaram a integrar o bloco.

Seu principal objetivo é criar um espaço unificado que promova o comércio e o investimento, integrando as economias de seus países membros ao mercado global.

O que é o Sistema Harmonizado?

A Organização Mundial de Aduanas (OMA) criou uma nomenclatura internacional de produtos que o Brasil adota para classificar as mercadorias na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

Voltando a falar da classificação fiscal, esse código, que segue um formato padronizado no Brasil e em outros países do Mercosul, simplifica a estrutura fiscal e permite uma tributação precisa para cada categoria de produto.

Sim, os produtos são definidos em categorias distintas para fins de tributação, por isso, alguns produtos devem pagar mais, e outros menos em impostos.

Portanto, entender a classificação fiscal de um produto é fundamental para melhorar o planejamento tributário e otimizar a gestão tributária e econômica.

Para determinar a classificação fiscal, é necessário identificar o código NCM, que consiste em oito dígitos.

Veja AQUI o código NCM de cada produto! 

Como a classificação pode aumentar a lucratividade em supermercados?

Primeiramente, você pode estar pagando impostos a mais em produtos com a classificação fiscal incorreta.

Por isso, a classificação fiscal desempenha um papel fundamental para garantir o bom funcionamento do sistema tributário de seu supermercado e otimizar seus lucros.

Para determinar a classificação fiscal de um produto, é fundamental identificar o código NCM específico atribuído a ele (veja no link acima!).

Em seguida, é necessário identificar todos os produtos vendidos pelo seu supermercado e verificar os códigos NCM atribuídos.

Com o NCM correto identificado para cada produto, ele precisa ser registrado no sistema de gestão do supermercado. 

Esse registro permite a geração precisa de documentos fiscais, auxiliando a empresa a ter uma gestão pontual, e evitar erros que possam causar prejuízos.

Além disso, ele facilita o atendimento às autoridades fiscais, reduzindo, em última análise, os custos fiscais.

Fique por dentro da reforma tributária e seus impactos. Veja a seguir:

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A classificação fiscal oferece uma maneira de minimizar as despesas e evitar possíveis penalidades fiscais. 

No entanto, conseguir isso pode ser um desafio. 

É aí que entra a experiência da Roca Contabilidade

Com a nossa assistência, você pode gerir de forma efetiva a tributação de seu supermercado e otimizar seus lucros.

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A classificação fiscal é um passo essencial para aumentar os lucros em seu supermercado. Para saber como utilizar essa estratégia, veja o nosso artigo!
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