Penhor De Imovel Roca

JUSTIÇA DO TRABALHO AUTORIZA PENHORA SOBRE DIREITO DE USUFRUTO DE IMÓVEL

Em execução trabalhista, um trabalhador requereu a penhora de um imóvel, cujo sócio da empresa devedora possui direito a usufruto vitalício.

Em primeira instância, o pedido foi indeferido, sob o fundamento de que o devedor era apenas usufrutuário do imóvel, e que eventual penhora sobre esse direito não possibilitaria a satisfação do crédito.

Inconformado coma decisão, o trabalhador recorreu ao TRT-3, que reformou a decisão.

O Juiz Convocado Relator, Rodrigo Ribeiro Bueno, ressaltou que nos termos dos artigos 897/NCPC e 1393 do CC, não há impedimento para que a penhora recaia sobre direito de usufruto.

Quanto à efetividade da medida constritiva, asseverou que “é de se ressaltar que a demanda se arrasta desde 1995, quando foi celebrado acordo entre as partes e apenas a primeira parcela foi paga. E, considerando que todas as tentativas de satisfação do crédito foram infrutíferas até o momento, deve ser deferida a penhora sobre o direito de usufruto de imóvel, mormente porque é do credor a obrigação de indicar os meios para prosseguir a execução, tendo ele apontado como sendo este o único bem encontrado do executado. Saliente-se que o imóvel poderá ser alugado pelo exequente, por prazo suficiente para a quitação do seu crédito, revelando a efetividade da medida.”

Processo relacionado: 0187100-39.1995.5.03.0043 AP.

Fonte: Site contábil

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Roca Contábil.

Somos uma empresa especializada em serviços de consultoria e de gestão contábil com o propósito de oferecer as melhores soluções aos nossos clientes nas áreas: 

  • Contábil;
  • Fiscal;
  • Trabalhista.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @rocacontabil

Sucesso e até logo.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
EMPREGADORES JÁ DEVEM PLANEJAR O PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO Muitos empregadores enfrentam…