“Layout” é uma palavra em inglês, e sua versão em português é “leiaute”. Ela significa a distribuição de elementos em um espaço, incluindo ergonomia, concepção e exposição dos produtos. Layout de supermercado é, portanto, o visual do seu estabelecimento.
O layout de supermercado pode atrair mais clientes, facilitar as compras e os processos operacionais, organizando o ambiente da forma mais adequada e aumentando as vendas. Tudo, é claro, de acordo com seu público-alvo.
Continue lendo e veja por que o layout de supermercado é tão importante, além de dicas para se planejar e fazer um bom layout!
Índice
Por que layout de supermercado é tão importante?
A primeira impressão é a que fica, e isso vale para seu supermercado.
O ambiente do estabelecimento é a primeira coisa a ser percebida pelas pessoas, e está diretamente relacionado às vendas. Por falar em vendas, há várias estratégias de vendas que você pode utilizar, modificando-as de acordo com as tendências ou com suas necessidades.
A maneira que os produtos são distribuídos, por exemplo, faz parte do layout de mercado, e é uma estratégia de comunicação, além de ser uma ferramenta para aumentar as vendas.
Vamos ver, a seguir, como você pode otimizar o layout do seu supermercado.
Como fazer um bom layout no supermercado?
Descubra a altura certa
- acima da cabeça: muitos clientes não olham nessa direção, então coloque os itens que têm menos procura, ou seja, não vendem de forma expressiva – entretanto, há públicos que necessitam desses produtos;
- altura dos olhos: é a área nobre, melhor para atrair o consumidor e aumentar as vendas, visto que é a parte que é percebida primeiro pelo cliente – aqui é mais fácil induzir vendas por impulso e gerar mais lucros com os produtos mais desejados;
- abaixo da cintura: como os itens acima da cabeça, os itens abaixo da cabeça são para produtos que não propiciam tantos lucros – embora, igualmente, haja um público; abaixo da cintura, o mais indicado é colocar produtos necessários às pessoas, mas com menos lucratividade; produtos voltados ao público infantil, prefira colocá-los na área de visão da criança, porém onde os pais possam alcançá-los.
Atenção à data de validade dos itens
Esta é uma estratégia de layout para supermercados eficiente: organizar os itens de acordo com a data de validade.
Separe os produtos na gôndola de forma que estejam mais proeminentes os que apresentam data de validade mais curta, os que possuem mais prazo de validade, podem ficar menos visíveis.
Organização e planejamento do supermercado
Layout de supermercado não é só organização de produtos. Pense na decoração, na comunicação visual, nas datas sazonais, por exemplo.
Outro detalhe a ser observado é a iluminação dos produtos: deve ser estratégica. A iluminação deve agradar ao público e ter uma identidade, criando um ambiente para que destaque certos produtos, dentro do local e na vitrine.
Cores
As quentes e vibrantes são para layout de supermercado que atenda a classe média, com muitas promoções.
Tons pastéis se adequam a supermercados de classes média a alta, visto que mostram qualidade e sofisticação.
É importante que seu supermercado esteja localizado em uma região povoada por seu público-alvo.
Falando em cores, não se esqueça de projetar cartazes promocionais com o visual e posição corretos, conforme o público e o produto: eles ficam na entrada de muitos supermercados, anunciando as melhores ofertas.
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Até a próxima!