É comum, na maior parte das grandes cidades, encontrar diversos supermercados. É normal, inclusive, existir mais de um supermercado em um mesmo bairro. Nesse cenário, surge a dúvida: o que um supermercado deve fazer para se destacar em meio à concorrência? Para os donos desses estabelecimentos, a pergunta é: o que eu posso fazer para melhorar meu negócio?. É aí que entra o marketing para supermercados!
Para se destacar em um nicho com tanta concorrência, é necessário seguir uma série de passos básicos, mas, mais do que isso, é necessário ser, também, original: a criatividade é um diferencial na hora de fazer o marketing para supermercados.
Ficou curioso sobre como fazer isso? Então continue a leitura e conheça pontos importantes que você deve seguir para atrair e fidelizar cada vez mais clientes!
O básico do marketing para supermercados
Há uma série de passos simples que já são seguidos por muitas pessoas que possuem supermercados. Vamos destacá-los, agora, para você checar se está, de fato, colocando todos em prática. Ou, se você é novo no ramo, pode aprender, agora, este importante padrão existente no marketing para supermercados. Confira:
- O supermercado tem que que ser limpo! Limpeza gera, mesmo que subconscientemente, bem estar nas pessoas. Em um ambiente limpo, a pessoa se permite ficar mais tempo;
- A mesma coisa acontece com a iluminação do supermercado, que deve ser sempre muito branca e forte. A luz branca reforça a sensação de limpeza e também permite que todos os produtos fiquem à vista;
- Estimular os sentidos com prateleiras coloridas e com cheiros também é uma boa. Segundo cientistas, se o cérebro for estimulado o cliente pode comprar mais facilmente;
- Uma boa música de fundo (a famosa música de supermercado) também é pensada com esses fins.
- Ainda na questão interna, vale aplicar a estratégia de deixar parte das prateleiras vazias. Quer dizer, não é necessário repor sempre uma prateleira: quando uma pessoa vê parte da prateleira sem produtos, ela imagina que outras pessoas compraram, e que, por isso, ela talvez também tenha que levá-lo.
Indo além
Fora essas artimanhas relativas ao interior do supermercado, existe aquilo que vai além no marketing para supermercados.
Ter um bom logo e slogan, por exemplo, é extremamente necessário. Apesar de muita gente achar que não, esses detalhes ficam “agarrados” na cabeça das pessoas, e esse reconhecimento é extremamente vantajoso.
Outra questão que deve ser aproveitada são as datas festivas. Você deve utilizá-las para impulsionar suas vendas, pois são períodos em que as pessoas estão mais receptivas ao ato de comprar.
Fora isso, o responsável pelo marketing do seu supermercado pode:
- Levar as melhores marcas;
- Fazer promoções;
- Diminuir o preço dos produtos mais vendidos (que faz o supermercado parecer mais barato);
- Caprichar nas campanhas promocionais;
- Estar presente e ativo na internet (site e redes sociais).
Implementar todos esses passos não é algo fácil. Para alguns, uma dica pode trazer resultados surpreendentes, portanto, é preciso estudar caso a caso e fazer testes.
E então, o que achou das dicas? Caso precise de “uma mãozinha” no marketing para seu supermercado, nós podemos te ajudar! Entre em contato e vamos encontrar as melhores estratégias para fazer com que seu empreendimento tenha resultados melhores a cada dia!