admin@dpg

Entenda mais sobre o prazo legal para guardar os documentos do seu empreendimento

Saiba o que é e a importância de cumprir o prazo legal para a guarda de documentos e evite problemas em seu negócio

Estar em dia com o fisco demanda que você esteja atento a vários aspectos do seu negócio, até mesmo quanto ao prazo legal para se guardar um documento.

Todavia, esse costuma ser um assunto bastante complexo, sobre o qual muitos gestores costumam ter dúvidas.

Sendo assim, no artigo que preparamos, buscamos trazer informações relevantes, as quais vão ajudar você a entender mais sobre o assunto.

Em nosso material, vamos entender sobre o que, de fato, são esses prazos, a importância e também traremos alguns deles, para que você tenha melhor controle sobre seus documentos.

Dito isso, fique com a gente até o final do nosso material e faça uma excelente leitura!

O que é o prazo legal para guarda de documentos?

Como você já deve ter percebido, é comum que sua empresa movimente documentos em seu dia a dia, sejam eles boletos, contratos, guias de impostos pagos, dentre outros.

Nesse sentido, por vezes, principalmente quando se precisa lidar com uma grande quantidade desses documentos e há pouco espaço, é comum surgir o questionamento sobre por quanto tempo é necessário que eles sejam arquivados.

Dessa forma, o prazo legal para guarda de documento vem ser justamente esse período de tempo o qual você precisa manter arquivado esses papéis em seu empreendimento.

Isso posto, antes de a gente partir para o próximo tópico, aproveite para conhecer alguns artigos os quais vão ajudar você a ter uma melhor gestão do seu empreendimento:

Por que é importante estar por dentro dessas informações?

Note que esses documentos, em algum momento, poderão ser exigidos da sua empresa.

Por exemplo, por vezes, pagamentos podem precisar de confirmação.

Nesse contexto, é imprescindível que você tenha os documentos necessários para comprovar que o débito foi devidamente quitado.

Caso contrário, você poderá ter que quitar em duplicidade uma mesma dívida.

Ainda, arquivar um documento demanda investimento, seja em material de escritório, pessoas para gerir seus papéis, espaço, dentre outros aspectos.

Sendo assim, é fundamental que você esteja por dentro do prazo legal de todos seus documentos visando evitar gastos desnecessários sem sua empresa.

Quais os principais prazos legais ligados à guarda de documentos?

Papéis ligados a impostos, como livros fiscais e contábeis, costumam precisar ser guardados por, no mínimo, 5 anos, período em que o fisco pode exigir que eles sejam apresentados.

Já outros, como o Livro de Inspeção do Trabalho, precisam ser guardados de forma permanente em seu empreendimento.

Você está na dúvida sobre algum documento específico?

Clique no link abaixo e fale com a gente:

Contabilidade no Morumbi – SP

Roca Contábil: suporte especializado para sua empresa crescer e progredir

Nós, da Roca, temos a expertise necessária para ajudar você e conhecer mais sobre o assunto e ter uma gestão de documentos alinhada à realidade do seu empreendimento.

Clique no botão abaixo, converse com a gente e saiba como!

Preciso de ajuda para lidar com mais tranquilidade com os documentos da minha empresa

Article Name
Description