Psicologia das Cores – Como isso pode influenciar as decisões de compra de seu consumidor

marketing@roca

Ao decidir por determinada compra, o consumidor vivencia um mix de sensações.
Ele pode ser atraído pelo preço do produto, pela urgência em possuí-lo, pelo desejo e, até mesmo, pelo impulso.
Você sabia que nesta relação há um conceito que pode fazê-lo decidir por comprar ou não?

É a chamada Psicologia das Cores.

Quer entender como o uso de cores específicas pode estimular o seu cliente? Então fique conosco e acompanhe nosso conteúdo.
Boa leitura!
Confira Nossos Serviços - Contabilidade no Morumbi - SP | Roca Contábil

O que é a Psicologia das Cores?

Entende-se por psicologia das cores as ações que o nosso cérebro realiza para transformar determinada cor em uma diferente sensação. No marketing, esse conceito é amplamente utilizado como meio de estímulo para o consumo.
Ou seja, há a aplicação certeira de cores, considerando as sensações que o vendedor deseja explorar na consciência do comprador. 
Se você ainda não compreende o real poder da psicologia das cores, é interessante conhecer alguns dados sobre o assunto, os quais demonstram o impacto positivo das cores na tomada de decisão do consumidor.
Você sabia que 84,7% dos consumidores acredita que a cor de determinado produto é fato relevante e, ainda, destaca-se entre os demais atributos? Outra informação relevante é que 93% dos clientes avaliam e consideram a cor do produto no momento da compra. 
E não para por aí: seja na aceitação ou reprovação de um produto ou serviço, as cores representam 60% da decisão.

O que representam as cores primárias, secundárias e terciárias

Agora que você já comprovou a importância da psicologia das cores como fator decisivo de compra, compreenda melhor como cada uma delas promove uma sensação diferenciada na mente do comprador.
Verde Com características hipnóticas e sedativas, a cor verde reduz os sintomas de insônias e excitação. Além disso, promove o controle da pressão arterial, cansaço, dores de cabeça e episódios de enxaqueca. É bastante utilizado em produtos e serviços ligados ao meio ambiente.
Amarelo O amarelo está relacionado a criatividade, alegria e motivação. Ao visualizar a cor, o consumidor tende a ser mais motivado e muito mais alegre. Sem contar com o amarelo é a cor do sol, ou seja, traz luz e calor. É frequentemente utilizado como ponto de atração em vitrines.
Vermelho Em âmbito geral, o vermelho está associado aos sentimentos mais agressivos. Isso porque reflete situações de perigo. Em contrapartida, é a cor da sensualidade, da paixão e do erotismo. Seu uso é interessante em restaurantes, já que também estimula o apetite, e em campanhas promoções, uma vez que atrai consumidores compulsivos.
Laranja Considerada uma cor jovial, o laranja refere-se ao calor, verão e animação. A cor contribui com o aumento do otimismo e da confiança. Sobre o impacto no organismo, o laranja promove estímulos ao sistema respiratório. Assim como o vermelho, o laranja também é muito utilizado para atrair compradores compulsivos.
Roxo Mesmo sendo observada como uma cor melancólica, o roxo promove o controle do medo e da ansiedade. Junto ao amarelo, atua diretamente nos picos de criatividade. É aplicado na identidade de produtos de beleza e criativos. 
Azul Com efeito calmante, o azul representa paciência e serenidade. Em alguns casos clínicos, atua em casos de depressão. No marketing, o azul é amplamente utilizado como identidade de produtos e negócios corporativos.
E então, você conhecia toda a influência que a psicologia das cores exerce sobre os meios de consumo? Que tal adotá-la em seu negócio e testar uma nova experiência com os seus clientes? Deixe seu comentário e vamos refletir sobre o tema!
Quero adotar a psicologia das cores ao meu negócio!

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Como andam as vendas da sua empresa? Está colhendo os…
Cresta Posts Box by CP