Risco cambial: 5 passos para entender e evitar perdas

admin@dpg

Entenda e saiba como se prevenir do risco cambial

A taxa de câmbio no Brasil é extremamente instável. Isso torna o risco associado ao comércio internacional no Brasil particularmente alto. As empresas envolvidas no comércio global, portanto, devem estar cada vez mais preparadas para se defenderem contra este risco 

O mercado de câmbio é um dos principais mercados financeiros do mundo. Trata-se de transações transfronteiriças e conversões de múltiplas moedas em operações internacionais, incluindo as realizadas por grandes bancos. 

Os riscos cambiais são particularmente perceptíveis no setor financeiro devido às flutuações de moeda ao longo do tempo. O entendimento dos riscos cambiais, portanto, é vital para a gestão de negócios. 

A seguir, você terá acesso a 5 passos para entender o risco cambial e como proteger seu negócio contra ele. Confira! 

1. Entenda o que é risco cambial

O risco cambial refere-se à incerteza sobre o valor de uma moeda devido às flutuações da taxa de câmbio. Em outras palavras, refere-se à probabilidade de que as taxas de câmbio entre as moedas dos países importadores se movam na direção oposta entre o momento em que uma transação é cotada e o momento em que ela é paga. 

2. Entenda sobre os tipos de risco cambial

Risco de previsão – Testar se uma variação no período de negociação é possível, a fim de evitar que mudanças na taxa de câmbio resultem em condições adversas, é um negócio arriscado. 

Risco de mercado e de transação – Cada setor do mercado é vulnerável a flutuações naturais quando se trata de negociações e finanças, razão pela qual deve considerar os riscos de que a operação não ocorra como desejado devido aos impactos de flutuações inesperadas.

Risco do sistema – A administração da empresa e as medidas preventivas podem ter pontos fracos, causando riscos. 

3. Risco cambial na importação e exportação

Exportação – Na exportação, as negociações são geralmente conduzidas em dólares. Se o preço é estabelecido na moeda, a empresa pode ter dificuldade de lidar se a moeda cair no valor. Como os riscos estão presentes, as perdas podem ser significativas. Além disso, o dólar também pode subir, por isso é importante ter isto em mente. 

Importação – As empresas que importam também são afetadas pelas flutuações da moeda. Em contraste, aqui o processo ocorre na direção oposta: se a moeda diminuir, a empresa gastará menos em reais. Por outro lado, uma alta do dólar pode dificultar o pagamento e reduzir as margens de lucro ou resultar em perdas. 

4. Entenda quais empresa estão sujeitas ao risco cambial

As organizações que lidam com importação ou exportação de bens e serviços, bem como os investidores que fazem transações financeiras internacionais, devem adotar práticas eficientes de gerenciamento de risco. 

Toda transação financeira internacional, seja realizada por um indivíduo ou por uma empresa, enfrenta, portanto, riscos. 

5. Faça a gestão de risco cambial

As instituições financeiras utilizam instrumentos de proteção cambial para evitar os riscos de flutuações cambiais. Veja os principais:

ACC – O ACC é um Contrato de Adiantamento de Câmbio, simplesmente a quantia que o exportador solicita ao banco antes do embarque, tendo em vista o fato de que os embarques estão prestes a acontecer. 

Hedge cambial –  O objetivo desta estratégia é compensar as perdas de investimento, compensando as flutuações da moeda. 

Forward cambial – Com esses contratos, o comprador ou vendedor se compromete a comprar ou vender uma moeda em uma data futura a uma taxa de câmbio pré-determinada. 

Swap cambial – O swap cambial pode ser usado para proteger o negócio contra o risco cambial, graças à sua flexibilidade e aplicação regular em transações envolvendo empresas estrangeiras e financiamentos. 

Roca Contábil, o apoio de que você necessita para mitigar o risco cambial está aqui!

O método mais eficaz de proteção contra riscos cambiais é através de uma gestão responsável e eficiente. Desse modo, é importante observar que buscar a assistência de uma empresa de contabilidade é a abordagem ideal para evitar problemas e desvantagens. 

Conte com o nosso apoio! Somos uma empresa que está pronta e deseja te auxiliar nesse processo de redução de risco em sua empresa.

CLIQUE AQUI PARA FAZER UMA GESTÃO EFICIENTE DO RISCO CAMBIAL EM SUA EMPRESA!

Summary
Risco cambial: 5 passos para entender e evitar perdas
Article Name
Risco cambial: 5 passos para entender e evitar perdas
Description
Entenda e saiba como se prevenir do risco cambial. Para saber mais informações sobre o assunto, leia o nosso artigo!
Author
Publisher Name
Roca Contábil
Publisher Logo

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Entenda a importância da contabilidade! 6 razões para contratar agora…
Cresta Posts Box by CP