Índice
5 benefícios do trabalho autônomo e 5 desvantagens (e como superá-las)
Saiba aproveitar as vantagens do trabalho autônomo e descubra como superar as desvantagens dele
Tornar-se autônomo pode ser uma oportunidade fantástica para muitas pessoas. Ela permite que você escolha seu próprio horário de trabalho e como você completa as tarefas, ao mesmo tempo em que lhe dá mais controle sobre seus ganhos e os tipos de trabalho que você deseja fazer.
O trabalho autônomo não está sem seus inconvenientes, porém, com muitas pessoas acreditando que é mais difícil tornar-se autônomo do que conseguir um emprego com um empregador. Existem também certas responsabilidades e custos associados a ser autônomo.
No entanto, há também inúmeros benefícios. Se você está pensando em se tornar autônomo, aqui estão algumas vantagens e desvantagens a serem consideradas primeiro.
Veja também:
- Trabalhar como profissional liberal ou autônomo? Entenda as diferenças!
- Saiba agora como declarar Imposto de Renda sendo autônomo
- MEI precisa de contador? Entenda tudo sobre o assunto!
5 benefícios do trabalho autônomo
O trabalho autônomo implica alguns benefícios, como:
- Flexibilidade;
- Controle;
- Potencial de ganho;
- Segurança de renda;
- Independência.
5 desvantagens do trabalho autônomo
Com as vantagens, também vêm as possíveis desvantagens. Confira quais são:
- Risco de fracasso;
- Não há garantias de recebimento;
- Não há benefícios como vale-alimentação e vale-transporte;
- Não há férias;
- Riscos de autogestão, como falta de controle de prazos.
Ver essa foto no Instagram
Como superar as desvantagens do trabalho autônomo
Crie um plano financeiro. Essa é a premissa básica para poder se organizar. Tenha um dinheiro reservado e, quando possível, priorize a obtenção de um seguro, como um seguro-saúde, caso você venha a ficar doente.
Considere, também, um seguro de vida para casos de acidentes – isso não significa que você passará por eles, mas estará resguardado caso alguma situação desse tipo ocorra. Invista, também, seus ganhos, o que pode ser uma possibilidade para renda extra e para uma aposentadoria mais tranquila.
3 dicas para o sucesso do trabalho autônomo
-
Escolha o negócio certo
O primeiro passo para se tornar um freelancer de sucesso é escolher o negócio certo. Isso pode ser um desafio, pois você será responsável por administrar seu trabalho e suas finanças, incluindo o pagamento de impostos. Você deve selecionar um negócio que lhe agrade e que tenha potencial de sucesso, assim como um que não o coloque em risco por questões legais. Alguns negócios são melhores para determinados tipos de pessoas.
-
Encontrar clientes
Uma vez que você tenha decidido sobre o negócio certo, você precisa encontrar clientes. Isso pode ser um desafio, especialmente quando você é novo no trabalho autônomo. Entretanto, você pode aumentar suas chances de sucesso ao encontrar os clientes certos e construir sua reputação.
-
Mantenha-se atualizado com as exigências fiscais
Mesmo que você decida trabalhar por conta própria em tempo integral, você precisa declarar impostos. Você também precisa manter o controle de suas despesas e receitas. Isso o ajudará a ter mais controle sobre sua situação financeira e facilitará a declaração de impostos uma vez que o ano tenha terminado.
Tenha ajuda da Roca Contabilidade
Quando você se torna autônomo, você é responsável pela gestão de seu próprio trabalho e pelas suas finanças. Isso pode ser tanto emocionante quanto desafiador, pois você precisará acompanhar as despesas e certificar-se de que está ganhando o suficiente para cobrir suas despesas a cada mês.
Quer ajuda para desfrutar das vantagens do trabalho autônomo e controlar as desvantagens dele? Nós, da Roca Contabilidade, podemos ajudar!
CLIQUE AQUI E TENHA O AUXÍLIO NECESSÁRIO!