Tudo que você precisa saber sobre os documentos para abrir uma empresa

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O material burocrático é a parte mais complicada e deve ser pensado nos pormenores para que tudo seja feito de forma legalizada.

Para começar um negócio, é preciso ter todos os documentos para abrir uma empresa. Além disso, você deve ter um bom capital inicial, fazer um plano de negócios e preparar toda a papelada necessária para ter tudo à mão na hora de começar o negócio.
Esteja com a documentação organizada! Toda vez que o empreendedor precisar de um financiamento, ou de novos produtos, sempre lhe será solicitada sua documentação e é importante que tudo esteja em dia e à mão. Essa parte custará algum dinheiro no início, mas é imprescindível para o negócio estar legalizado e formalizado.

Conheça os documentos para abrir uma empresa

Registre seu CNPJ

A primeira providência ao abrir uma empresa é ter o seu próprio CNPJ, chamado o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. É a sua identidade nacional, semelhante ao CPF, porém, para empresas. Através do CNPJ, o empresário é classificado conforme o tipo de negócio em que atua e também saberá quais os impostos que deverão ser pagos.

Faça a Inscrição Estadual

A inscrição estadual é para que todos saibam quais são os comerciantes daquele Estado e quais impostos devem ser pagos, além de ser um documento que serve para as estatísticas.

Faça o Contrato Social

O contrato social é a base do início de qualquer empresa. É um acordo firmado entre os donos da empresa com as informações básicas de quem são os sócios, o seu capital e o nome da empresa.
Esses e outros detalhes formarão o contrato social, que servirá de base no momento do registro do CNPJ.
O contrato social deve ser feito por um advogado e registrado em cartório com todos os presentes sócios para assinar, além das testemunhas.

Faça o Registro na Junta Comercial

Este registro é apenas para quem é comerciante, e precisa ser feito na sua cidade. Serve para que o espaço do comércio esteja regularizado e que todos saibam quais impostos devem ser pagos naquela região. Esse registro fiscaliza e cobra uma taxa anual para a manutenção do mesmo.

Faça o Alvará na Prefeitura

Para manter o funcionamento do setor público, a prefeitura conta com os impostos pagos pelos empresários. É um dos mais importantes documentos para abrir uma empresa.
Certifique-se de que seu espaço é seguro nos Bombeiros

Os bombeiros fazem a fiscalização dos estabelecimentos para que todos estejam dentro das normas de segurança e para que se evitem acidentes graves e mortes.
Esteja atento para a Vigilância Sanitária

Quem deseja abrir uma empresa e precisa trabalhar com alimentos, deve estar atento para as regras da vigilância sanitária, que são bastante rígidas. Algumas empresas precisam de uma autorização para funcionar e devem obedecer a regras mais rígidas, conforme o tipo de produto a ser comercializado.
Agora você já conhece os documentos para abrir uma empresa, sabe como eles são primordiais e que devem ser obtidos o mais rápido possível.
Aproveite essa chance e complemente a sua leitura com as etapas necessárias para abrir uma empresa!
Mas, se ainda tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com a Roca. Somos uma empresa contábil que possui as ferramentas ideais para ajudá-lo a conduzir os seus negócios!
Vamos conversar? Será um prazer falar com você!

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