5 coisas que você deve analisar antes de contratar um serviço contábil

marketing@roca

Contratar um serviço contábil é essencial para as empresas, mas essa decisão precisa ser muito bem pensada para escolher a melhor alternativa. Afinal, o contador pode se transformar em um grande aliado para o sucesso do seu negócio – indo muito além do cumprimento das obrigações legais.
A grande questão é: como contratar um serviço contábil de qualidade? É possível saber se o escritório de contabilidade presta um bom serviço antes da sua contratação? É muito difícil chegar a uma conclusão definitiva, mas existem diversos fatores que podem ser analisados para embasar a sua decisão.
Veremos, neste artigo, alguns aspectos que você deve analisar antes de contratar serviço contábil. Confira.

1. As necessidades da sua empresa

O primeiro aspecto a ser analisado antes de contratar um serviço contábil é quais são as necessidades da sua empresa. O que você espera do escritório de contabilidade escolhido? Apenas o cumprimento das obrigações legais ou auxílio na gestão do negócio? Quais são os atributos que você mais valoriza nesse tipo de serviço?

2. Serviços oferecidos

Os serviços básicos da contabilidade estão relacionados à abertura de empresas, escrituração fiscal e contábil, procedimentos trabalhistas e cumprimento das obrigações legais que todas empresas devem observar. Mas grande parte dos escritórios de contabilidade vai além.
Analise quais são os serviços oferecidos e quais são úteis para a sua empresa – planejamento tributário, gestão financeira, auxílio no controle de estoque, análise das informações por meio de índices e relatórios, acesso às informações em tempo real, especialização em um nicho, entre outros.

3. Experiência do contador

Assim como acontece em qualquer segmento, os profissionais experientes podem entregar resultados melhores para os seus clientes. É importante conhecer não só a experiência como contador, mas também atendendo a empresas do mesmo segmento e porte que a sua.
Contratar um serviço contábil que é especializado no atendimento de empresas de grande porte pode não ser a melhor ideia para um microempresário que está iniciando as suas atividades – afinal, ele possui necessidades diferentes e pagaria a mais por serviços que não utilizaria.

4. Credibilidade no mercado

Faça uma análise da credibilidade da marca no mercado. Para isso, você pode buscar a opinião de outros clientes e realizar pesquisas em busca de informações que sejam relevantes – tanto positivas quanto negativas. Todos esses dados coletados devem ser considerados indícios da qualidade do serviço.

5. Qualidade no atendimento ao contratar serviço contábil

A qualidade no atendimento pode dizer muito sobre uma empresa. Se você tentou entrar em contato e obteve retorno apenas uma semana depois, ou não sentiu confiança nas informações passadas, esse pode ser um sinal de que deve procurar por outro escritório de contabilidade.
Afinal, quando o atendimento se inicia assim, antes mesmo de você se tornar cliente – que é quando existe um esforço maior da empresa – o que esperar dos serviços prestados depois que já tiver feito o pagamento?
Você já conhecia os 5 principais aspectos que deve analisar antes de contratar um serviço contábil? Conte com a Roca para ajudá-lo como parceiro na gestão de seu negócio. Vamos marcar uma conversa?
Aproveite e descubra como sua empresa pode se tornar mais competitiva!
Sucesso e até a próxima!

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Nova obrigação acessória DME Através da Instrução Normativa RFB 1.761/2017 ...…
Cresta Posts Box by CP