Sonhar é lei! Afinal, sem sonhos não traçamos objetivos, e sem objetivos não teremos nenhuma motivação para continuar lutando dia após dia, não é mesmo?
Imagino que você, empreendedor, quando teve a ideia de abrir a sua padaria, tinha em sua cabeça um sonho e, acredite, não importa qual seja ele, vale muito a pena lutar! No entanto, nós – assim como você – sabemos que apenas iniciar um empreendimento não realiza seus desejos, é necessário batalhar e fazer uma gestão eficiente para que seja possível efetivar cada uma das suas ideias.
Sendo assim, para que você consiga alcançar o sucesso sem dificuldades, separamos para você informações sobre administração financeira que deverão te auxiliar no decorrer de cada passo da gerência da sua padaria!
Entender quais são os custos variáveis incidentes ao ramo alimentício nem sempre é uma tarefa tão simples, e para que você consiga aprender e não apenas decorar, vou te explicar tudo o que precisa saber sobre a administração financeira de uma padaria de maneira simplificada e de fácil entendimento.
Vamos lá?
Índice
O que são custos variáveis?
Os custos variáveis são aqueles proporcionais e incidentes à produção, bem como a manutenção de todas as necessidades empresariais.
Visto isso, vale entender que diferentemente dos custos fixos, esses valores não estarão, necessariamente, presentes em todos os momentos de atuação da sua padaria, e ainda, caso estejam, os valores, costumeiramente, deverão variar.
Visto o que significam os custos variáveis de uma padaria, vamos conhecê-los?
Mão de Obra
Mesmo que sua padaria seja pequena, é necessário manter mão de obra qualificada, afinal, você precisa ter produtos frescos, manter a limpeza, gerenciar o seu estoque, entre outros.
Contudo, vale frisar que os custos com funcionários só poderão ser considerados variáveis se não tiverem um valor fixo mensal, como, por exemplo, se o seu padeiro receber por comissão ou produção.
Matéria-prima
Os custos para produzir os produtos vendidos em sua padaria podem ser considerados como variáveis a partir do momento em que, nem sempre, seus valores serão os mesmos. No entanto, muito diferente do que se imagina, não podemos considerar como custo somente o que é necessário para a produção de seus alimentos, mas também, o que mantém o seu estabelecimento limpo, o “cafézinho” que você vende e muito mais.
Custos com energia elétrica
Sem energia elétrica é impossível que a sua padaria continue funcionando, não é mesmo?
Sendo assim, dentre os demais custos variáveis para uma padaria, podemos destacar a energia elétrica como um dos mais importantes.
Porém, vale salientar que esse custo é considerado variável de forma parcial, já que dependerá da utilização de produtos que tenham um gasto fixo mensal (ar-condicionado, por exemplo) e outros que podem ser utilizados em diversos momentos durante o dia, não tendo, necessariamente, uma quantidade de utilização definida.
Custos com embalagem
As embalagens podem ser consideradas como custos variáveis a partir do momento em que a quantidade utilizada dependerá do número de vendas efetuadas. Trocando em miúdos, podemos dizer que, caso as vendas sejam maiores, crescerá proporcionalmente o custo com as embalagens.
Mas não pense que para por aí!
Existem ainda outros custos variáveis que podem incidir ao seu negócio e, nem sempre, eles são realmente necessários, o que pode aumentar em muito os seus gastos, sendo que poderia ter uma boa economia para investir tanto na infraestrutura quanto na capacitação da sua equipe, por exemplo.
Sendo assim, vale ter em mente a importância de uma equipe de contadores especializada no seu segmento para a avaliação de todos os seus custos.
E então, quer ter todo o apoio necessário para fazer da sua padaria um grande case de sucesso? Entre em contato conosco!
Será uma grande prazer poder ajudar!