Audiência ou Chamada Pública – O que é?

marketing@roca

Para evitar pontas soltas, o melhor é deixar todos cientes…

Entenda o que é uma audiência ou chamada pública e qual o seu papel em meio ao processo de licitação

Em pequenos processos de licitação, onde o valor a ser ganho não é tão grande – mas já dá para pagar as contas -, é comum que apenas o edital e algumas instruções já bastem para dar início a tudo o que é exigido.
Caso queira entender melhor “tudo o que é exigido” em um processo de licitação, confira esta postagem exclusiva no nosso blog: O que é o Processo de Licitação?
No entanto, quando falamos em processos de licitação maiores, onde o valor a ser ganho passa de R$ 150 milhões, as ações precisam ser tomadas com maior cautela – e, sinceramente, valem o esforço.
Portanto, dentro dessas ações, se destaca a convocação de uma audiência ou chamada pública – e caso você queira entender melhor como esse procedimento funciona, continue conosco!

O que é audiência ou chamada pública?

Dentro de um processo licitatório, quando nos referimos a uma audiência ou chamada pública, estamos falando de um procedimento pelo qual as empresas e demais envolvidos na licitação são chamados para opinar sobre o que deverá ser realizado.
Literalmente, estamos falando de ouvir a maior parte de envolvidos possível para que não fiquem pontas soltas ao decorrer de todo o processo e a escolha da administradora seja a mais justa o possível.
Sendo assim, para que a audiência pública seja realizada de maneira efetiva, existem algumas regras que precisam ser seguidas…

Regras para a realização da audiência ou chamada pública no processo de licitação

#1 – Valor da licitação

De acordo com o artigo 39 da lei nº 8.666, quando o valor estimado da licitação ou do conjunto de licitações for superior a R$ 150 milhões, é obrigatória a realização de uma audiência pública para dar início aos procedimentos da licitação.

#2 – Antecedência

Tal audiência deverá realizada com, pelo menos, 15 dias de antecedência em relação à data de publicação do edital oficial da licitação.
Outro ponto relevante referente à antecedência da realização da audiência ou chamada pública, é que ela deverá ser anunciada aos licitantes em, pelo menos, 10 dias úteis antes do evento.

Mantenha sua empresa informada sobre o andamento da licitação

Portanto, tendo ciência do que se trata a audiência ou chamada pública, é muito importante que o seu negócio fique atento às alterações que podem vir ocorrer na publicação do edital.
Tenha em mente que o que foi discutido e apresentado irá influenciar na elaboração do mesmo, sendo assim, é muito bom estar preparado.
Contudo, você não precisa fazer isso sozinho!

Conte com a Roca Contabilidade para vencer os processos de licitação!

Conosco, da Roca Contabilidade, você se mantém em conformidade com o que a administradora do processo licitatório exige e, dessa forma, aumenta as suas chances de ganhar a licitação.
Fora isso, ainda damos “um jeito” nos seus tributos, otimizando, assim, o seu financeiro e a sua composição de preços – o que resulta em uma proposta mais favorável e irresistível à administradora!
Portanto, para entender melhor tudo o que podemos fazer por você, confira nossos serviços contábeis, acessando esta página agora mesmo: Contabilidade Geral.

Summary
Audiência ou Chamada Pública – O que é?
Article Name
Audiência ou Chamada Pública – O que é?
Description
Para evitar pontas soltas, o melhor é deixar todos cientes... Entenda o que é uma audiência ou chamada pública e qual o seu papel em meio ao processo de licitação
Author
Publisher Name
Roca
Publisher Logo

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Empresa que foi incluída no Serasa em razão do não…
Cresta Posts Box by CP