Não há como negar que o supermercado está entre os grandes players do varejo. Como vendem todos os dias e todas as horas, o lucro tende a ser sempre positivo, certo? Errado!
Se o estabelecimento não faz um controle de gastos minucioso, por exemplo, é bem capaz de que o que antes era lucro, torne-se prejuízo logo depois.
Mas você sabe como evitar custos desnecessários em seu supermercado? Acompanhe nosso artigo de hoje e veja onde investir para realizar um eficiente controle de gastos e, assim, reduzi-los.
Acompanhe!
Índice
Controle de estoque
Estoque controlado não gera desperdícios. E quando falamos em desperdícios, nos referimos à produtos fora do prazo de validade, compras de itens desnecessários e mercadoria parada.
Seja por um software ou manualmente, mantenha controle total das entradas e saídas de estoque. O estoque do supermercado deve estar sempre pronto para atender às datas comerciais e períodos mais aquecidos, como finais de semana de feriado prolongado e festas de fim de ano.
Gestão de fornecedores
Como é a sua relação com os fornecedores do supermercado? Saiba que uma boa gestão de fornecedores permite condições mais interessantes para o estabelecimento, como produtos de mais qualidade e prazos para pagamentos mais ajustáveis.
Além disso, é preciso ficar atento a eficiência dos prazos de entrega. Um fornecedor que não cumpre com as datas propostas, por exemplo, pode prejudicar todo o planejamento do supermercado.
Prevenção de perdas
Você sofre com perdas de produtos e processos em seu supermercado? Este é um dos motivos que geram custos desnecessários para o estabelecimento.
Apesar de muitas imaginarem que prevenção de perdas se refere apenas aos produtos físicos em si, o processo é direcionado a redução de custos com transporte, funcionários, equipamentos, entre outros.
Investir na capacitação de funcionários para prevenção de perdas deve ser considerado. Dentre os processos que são utilizados nesta estratégia estão a centralização de notas fiscais de compra, uso de indicadores de desempenho e checklists, elaboração de inventários e formação de um time específico para esta demanda.
Gestão do fluxo de caixa
O fluxo de caixa é o coração da empresa. É nele que são registradas todas as entradas e saídas de dinheiro. Um bom fluxo de caixa previne prejuízos e custos desnecessários, uma vez que provisiona as despesas e receitas a curto, médio e longo prazo.
Dominando completamente todos os montantes que entram e que saem do caixa, além das datas em que os valores estarão disponíveis, é possível elaborar um bom planejamento para futuros investimentos e, principalmente, evitar custos com multas e juros por atrasos no pagamento de tributos e fornecedores.
Suporte especializado para o controle de gastos
Investir em processos que trazem informações assertivas e otimizem funções é o caminho mais acertado para efetuar um controle de gastos e evitar desperdícios. Sendo assim, estude as possibilidades e implemente ações assertivas em seu supermercado.
Uma opção igualmente relevante é contar com suporte especializado, principalmente no que se refere às obrigações financeiras e contábeis. Neste cenário, um escritório de contabilidade é crucial para o sucesso do supermercado.
Gostou das nossas dicas para realização do controle de gastos do seu supermercado? Está com outras dúvidas sobre gestão do seu estabelecimento? Então entre em contato conosco e exponha a sua situação! Ficaremos felizes em lhe ajudar.
Até breve!