Saibacomoeahomologacaonosprocessoslicitatorios Post (1) - Contabilidade No Morumbi - SP | Roca Contábil

Homologação nos Processos Licitatórios – O que é e como garanti-la?

Compliance para estar com tudo em dia na homologação nos processos licitatórios

Participar de uma licitação pode ser a grande salvação da sua empresa, contudo, é necessária atenção à homologação nos processos licitatórios.

Antes de mais nada, vamos descomplicar a ideia para que tudo fique mais claro…

A homologação nos processos licitatórios se trata do processo pelo qual a autoridade jurídica, responsável pelo procedimento de licitação, averigua e determina a aprovação de cada etapa a ser decorrida.

Sendo assim, quando falamos desse tema, nos referimos ao reconhecimento oficial das empresas que irão participar, da entidade que organiza e dos processos a serem executados ao longo da licitação.

Desse modo, um princípio muito simples pode garantir maior tranquilidade e vantagem para você, no decorrer de toda a licitação…

E esse princípio se trata da conformidade!

Confira Nossos Serviços - Contabilidade no Morumbi - SP | Roca Contábil

Ganha a melhor proposta, mas aquela que estiver em conformidade!

Portanto, se você acompanha as nossas publicações, sabe que já postamos um artigo falando não apenas sobre esse princípio, mas, sobre alguns outros muito importantes para que você possa concorrer a uma licitação com competitividade…

Para ter acesso a esse artigo, veja esta publicação: Quais os princípios de uma Licitação?

Contudo, hoje, o nosso foco está centrado na homologação nos processos licitatórios e, por isso, a conformidade se destaca entre todos os outros princípios necessários.

As etapas até a homologação nos processos licitatórios

Sendo assim, como deve-se saber, o processo de licitação se dá início com a publicação do instrumento de convocação, que é onde constam todos os requisitos legais e maiores informações sobre como funcionará o processo e quem pode participar.

Após essa primeira divulgação, chega o momento da habilitação das empresas que se candidataram à licitação, para que, então, possam apresentar as suas propostas.

Estando habilitadas, as empresas estarão sujeitas à classificação das suas propostas para que, assim, seja decidida qual será a ganhadora da licitação – isso é, caso esteja em conformidade com o processo, no contrário, poderá perder sua vaga para a empresa sequente que estiver melhor classificada.

Portanto, aqui chegamos à homologação nos processos licitatórios, que é quando a empresa escolhida passa a ser avaliada pela autoridade de controle superior do processo, tendo dois resultados possíveis:

  • A aprovação da proposta e, assim, a sua homologação; ou
  • A temida reprovação da proposta e, assim, a sua revogação ou anulação – que pode se dar pela falta de conformidade!

Para finalizar, ainda há o procedimento de adjudicação, que consolida a empresa vencedora, isto é, se for homologada pela autoridade responsável!

Portanto, não corra o risco e ver o prêmio ser tirado das suas mãos!

Com o nosso auxílio, você poderá garantir a homologação da sua empresa, sem preocupações, porque iremos cuidar de toda a burocracia para que você se concentre apenas em oferecer a melhor proposta para a licitação!

Sendo assim, caso queira saber mais sobre o que podemos fazer pela sua empresa, em meio a processos de licitação, acesse esta página e fale com um de nossos especialistas em contabilidade para empresas em processos licitatórios: Serviços Contábeis.

Summary
Homologação nos Processos Licitatórios – O que é e como garanti-la?
Article Name
Homologação nos Processos Licitatórios – O que é e como garanti-la?
Description
Participar de uma licitação pode ser a grande salvação da sua empresa, contudo, é necessária atenção à homologação nos processos licitatórios.
Author
Publisher Name
roca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou hoje multas de…