Sicaf Entenda O Que E E A Importancia Nas Licitacoes - Contabilidade No Morumbi - SP | Roca Contábil

SICAF: Entenda O Que É E A Importância Nas Licitações!

Entenda O Que É O SICAF E Porque Sua Empresa Precisa Dele Para Ter Sucesso Ao Participar De Licitações!

Pretende Participar De Um Pregão Eletrônico? Acha Que Está Tudo Pronto Para A Fase De Concorrência? Talvez Você Esteja Se Esquecendo Do SICAF…

Licitações são um assunto de suma importância para a grande maioria das empresas nacionais, afinal de contas, vender para o governo é sempre rentável.

Contudo, é preciso avaliar o fato de que, atualmente, grande parte das licitações feitas em território nacional se utilizam de pregões para efetivar seus objetivos. 

Portanto, é preciso estar atento aos requisitos implícitos à participação da sua empresa nessa modalidade de licitação.

Sendo assim, hoje você vai entender o que é o SICAF e qual é a sua importância quando o assunto são licitações feitas por meio de pregões online. 

Boa leitura! 

Confira Nossos Serviços - Contabilidade no Morumbi - SP | Roca Contábil

Compras Governamentais Online

Apesar de o cenário atual dispensar a exigência de licitações – ao menos para o Ministério da Saúde -, por meio da MP 926/2020, é preciso levar em conta que este momento não será eterno e, é claro, que as licitações ainda existem para os demais âmbitos do Estado. 

Dessa maneira, devido ao fato de a internet ter se popularizado muito no Brasil nos últimos anos, o Governo Federal decidiu por criar um portal eletrônico onde desenvolve licitações, também chamadas de pregões, onde tanto a União quanto outros órgãos de natureza federal podem fazer compras. 

Contudo, o Portal de Compras impõe a necessidade de cadastro por meio de um sistema individual: o SICAF.  

O Que é SICAF

Em suma, o SICAF –  acrônimo que significa Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – é uma plataforma que cataloga os empreendimentos, como o seu, por exemplo, que têm a probabilidade de efetivar vendas ao governo por meio de pregões eletrônicos. 

Para além disso, é preciso explicitar o fato de que absolutamente todas as empresas, pessoas físicas, MEIs e outros que desejam fornecer por meio de licitações deverão estar cadastradas no SICAF. 

Visto isso, os documentos que deverão ser cadastrados no SICAF são os mesmos exigidos de acordo com o art. 27 da Lei 8.666/93: 

  • habilitação jurídica;
  • qualificação técnica;
  • qualificação econômico-financeira;
  • regularidade fiscal.
  • regularidade fiscal e trabalhista.

O Papel do SICAF Nas Licitações 

Agora que você, empreendedor, já sabe o que é o SICAF e a sua funcionalidade, é de suma importância que esteja atento a ele para que consiga efetivar a sua vontade de ser um fornecedor do governo. 

Tendo em vista o fato de que, na concorrência de pregões, são utilizadas as informações fornecidas pela sua empresa ao SICAF, é preciso ter muita atenção, afinal de contas, sem este cadastro, sua empresa estará impossibilitada de participar da concorrência.

Contudo, além do SICAF, é necessário ter o apoio de uma contabilidade especialista quando o assunto é licitação, uma vez que, existem particularidades que devem ser seguidas, além, é claro, da primordialidade de garantir a saúde financeira do seu empreendimento.  

Então, lembre-se sempre de ter especialistas ao seu lado. Nós estaremos aqui sempre que precisar garantir o futuro da sua empresa e colocá-la nos caminhos do sucesso sem chance alguma de desvio.

Entre em contato conosco e todos os nossos especialistas estarão empenhados em promover o que há de melhor em contabilidade para a sua empresa.

Estamos esperando por você!

Summary
SICAF: Entenda O Que É E A Importância Nas Licitações!
Article Name
SICAF: Entenda O Que É E A Importância Nas Licitações!
Description
Pretende Participar De Um Pregão Eletrônico? Acha Que Está Tudo Pronto Para A Fase De Concorrência? Talvez Você Esteja Se Esquecendo Do SICAF…
Author
Publisher Name
Roca
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Medida provisória está no Senado mas, sem acordo para aprovação,…