Nova Regra Do Icms (1) - Roca Contábil

RETORNO DE MERCADORIA EXPORTADA

Notícia Siscomex Exportação – RETORNO DE MERCADORIA EXPORTADA

Retorno De Mercadoria Exportada - Roca Contábil

A mercadoria exportada poderá retornar ao país sem a incidência do Imposto de Importação (II) por diversos motivos;

– como defeito técnico;
– reparo;
– substituição;
– consignação;
– guerra ou calamidade pública;
– ou por outros fatores alheios à vontade do exportador, conforme previsto no artigo 70 do Regulamento Aduaneiro.

Ressalta-se que não há fato gerador para incidência dos demais tributos, inclusive taxa de Melhoramento de Portos e de Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), conforme disposto no artigo 11 do Decreto-Lei nº 491/1969.

Neste caso, o exportador deverá solicitar prévia autorização da Receita Federal do Brasil, por meio de Dossiê Digital de Atendimento – DDA, com a respectiva justificativa para o retorno do bem exportado.

Após autorização, o exportador irá proceder com a retificação da Declaração Única de Exportação (DU-E) nos termos da Notícia Siscomex Exportação nº 045/2019 conforme abaixo:

  1. a) Retorno Total: informando os valores mínimos referentes ao peso líquido, peso bruto, quantidade de mercadoria e valores da transação da exportação (o valor mínimo depende da quantidade de casas decimais de cada campo); ou
  2. b) Retorno Parcial: informando os valores referentes ao peso líquido, peso bruto, quantidade de mercadoria e valores da transação da exportação correspondentes à mercadoria efetivamente exportada.

Na importação da mercadoria, o importador providenciará o registro da Declaração de Importação ou Declaração Única de Importação (DI/DUIMP) no Siscomex, indicando o número da DU-E retificada no campo “Documento Vinculado”.

Vale ser destacado que, para as operações de exportação em consignação de pedras preciosas ou semipreciosas e de joias, deverão ser adotadas as orientações previstas na Instrução Normativa RFB n° 1.850/2018.

 

Fonte: Econet Editora

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *