Balanco Patrimonial Entenda Como Fazer O Da Sua Padaria - Contabilidade No Morumbi - SP | Roca Contábil

Balanço patrimonial – Entenda como fazer o da sua padaria!

Descubra como o balanço patrimonial pode ser crucial para as finanças do seu negócio! 

O  balanço patrimonial é parte importante do cuidado financeiro e da prestação de contas para a Receita Federal, sendo assim, é de suma importância que o mesmo seja realizado de forma assertiva e eficiente. 

Lidar com todas as questões burocráticas que são exigidas de um negócio não é uma tarefa fácil. Você, dono de padaria, pode ter algumas dúvidas sobre tudo que é exigido para manter seu estabelecimento aberto de forma regularizada e em dia com o Fisco. 

Pensando nisso, criamos este artigo, com o intuito de trazer informações que irão proporcionar a você conhecimento sobre como fazer uma das exigências, o balanço patrimonial de sua padaria. 

Continue lendo e confira! 

Confira Nossos Serviços - Contabilidade no Morumbi - SP | Roca Contábil

Mas antes, o que é balanço patrimonial?

O conceito de balanço patrimonial não é muito complexo, desse modo é de fácil compreendimento. 

Funciona como um documento contábil, que será apresentado à Receita Federal ou em licitações para prestação de serviços. Tem como intuito disponibilizar um diagnóstico financeiro de sua empresa, dando desta forma, um panorama de tudo que ocorreu e qual a atual situação financeira de sua padaria. 

É comum associarem este conceito ao que o fluxo de caixa é, todavia, vale salientar que são duas coisas muito diferentes! 

Enquanto o fluxo de caixa é flexível, podendo ter atualizações diárias, o balanço patrimonial é estático e, após ser feito, não pode ser modificado. Ou seja, se for realizado um balanço patrimonial mensal, não é possível mexer no do mês anterior, sendo necessário elaborar um para cada mês correspondente. 

Como fazer o de sua padaria? 

  • Levantamento de ativos: aqui é preciso mapear todos os ativos da padaria, mas não se engane, eles não se referem apenas ao lucro obtido. Remetem aos investimentos, patrimônio, estoque, etc. Após o levantamento, some o total de todos os ativos. 
  • Levantamento de passivos: assim como de ativos, é preciso realizar o levantamento de passivos, que inclui todos os pagamentos e obrigações financeiras que sua padaria tem. Some, também, o total de todos os passivos. 
  • Calcule a diferença entre ativos e passivos: Realize o cálculo da diferença entre ambos e o resultado será seu balanço patrimonial

Por mais simples que o processo de elaboração possa parecer, são muitos os detalhes aos quais você deve se atentar no levantamento de ativos e passivos. Desse modo, é preciso ter muita atenção e cuidar para que todas as informações sejam levantadas corretamente. 

Tenha suporte profissional! 

O profissional contábil pode te dar o suporte necessário para realizar todo o processo de elaboração do balanço patrimonial da melhor forma possível, considerando todas as variáveis que devem ser analisadas. 

Ter este apoio é essencial, afinal, ao aplicar a expertise necessária, as chances de tudo ser feito de forma correta são maiores, consequentemente, evitando erros. 

Se você quer realizar o balanço patrimonial de sua padaria e garantir a saúde financeira da mesma, entre em contato conosco! 

Gostou do conteúdo do blog? Deixe o seu comentário e se precisar de auxílio, fale conosco!

Summary
Balanço patrimonial - Entenda como fazer o da sua padaria!
Article Name
Balanço patrimonial - Entenda como fazer o da sua padaria!
Description
O  balanço patrimonial é parte importante do cuidado financeiro e da prestação de contas para a Receita Federal, sendo assim, é de suma importância que o mesmo seja realizado de forma assertiva e eficiente. 
Author
Publisher Name
Roca
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Como bolar uma estratégia de vendas que com certeza fará…